A avaliação do crescimento é um dos principais motivos da procura pelo endocrinologista pediatra. Os pais (ou até mesmo as próprias crianças) queixam-se que o seu filho é o menor da turma e querem saber se existe alguma anormalidade em sua estatura.
Os sinais de alerta para um crescimento inadequado são: percentil de crescimento abaixo do padrão da população ou inferior ao esperado para o padrão genético da família, diminuição da velocidade de crescimento, previsão de estatura final abaixo da estatura alvo familiar.
Se necessário, o endocrinologista irá solicitar exames complementares para excluir algumas causas de queda da velocidade de crescimento (parasitoses, anemia crônica, disfunção renal ou hepática, infecção urinária, doença celíaca, hipotireoidismo, etc).
A depender da evolução da criança e dos resultados dos exames solicitados, o endocrinologista irá avaliar se há necessidade, ou não, da utilização de tratamento com hormônio do crescimento (GH).
Estatura-alvo é um cálculo realizado para avaliar se o canal de crescimento no qual a criança está crescendo é ou não o esperado para ela, baseando na estatura de seus pais. O resultado deste cálculo indica o canal de crescimento da família.
Lembrando que não é necessariamente a previsão de estatura final desta criança, a qual verificamos (quando necessário) solicitando um Rx de mão e punho.